Entenda porque o final de Monster faz sentido

Amazon.com: Naoki Urasawa's Monster 
 
Muitas pessoas que acompanharam essa grande aventura do Dr. Tenma para descobrir a identidade do monstro e elimina-lo, ficaram decepcionadas em como o anime terminou, devido ao fato do Dr. Tenma ter salvado o Johan mais uma vez. É compreensível, no inicio também fiquei decepcionado. Porém, aos poucos que fui pensando sobre os episódios e desenvolvendo as peças na minha cabeça, descobri que Monster se trata de uma obra muito mais complexa do que parece. A partir daí, montei minha teoria, e baseado nela, vi que o final faz todo sentido. Pra começar, sabemos qual é o título do anime e de qual personagem ele retrata ao decorrer dos episódios. Porém, se analisarmos bem vamos ver que o título se trata de um significado muito mais profundo do que apenas sobre o vilão.
 
Aviso: Estou falando de uma teoria que eu mesmo elaborei na minha cabeça após ter assistido o anime. Por isso, antes de mais nada, quero pedir perdão às pessoas caso tenham chegado a essa mesma conclusão que eu, para deixar claro que não é minha intenção roubar essa teoria de ninguém, caso você tenha pensado nela.

Como o monstro nasceu
 
Vamos começar analisando primeiro o passado do Johan, pois é onde tudo começou. Todos já sabem o básico: Johan e sua irmã são duas crianças que nasceram como um experimento do governo e etc... nesse meio tempo ou o Johan ou a Anna tinham que ser levados para a Mansão da Rosa Vermelha para começar o experimento conduzido por Franz Bonaparta. A Anna foi a escolhida a passar por esse experimento, e quando conseguiu fugir, contou para seu irmão tudo o que aconteceu lá dentro.
 
 
A partir daí podemos concluir o seguinte: Considerando a mentalidade de Johan quando criança, tendo que sempre fingir ser a Anna, vestindo suas roupas e se comportando como ela para ajudar a sua mãe a fazer todos pensarem que ela só tinha uma filha, foi devido a isso que o Johan confundiu as memórias de sua irmã como sendo as dele mesmo. E pelo fato do Johan ter sempre sido instruído a se comportar como sua irmã, ele se sentiu como sendo alguém sem identidade. E foi através disso que ele se identificou com o livro do "O Monstro Sem Nome". Ao absorver a história do livro como sua própria identidade, foi assim como o "monstro" dentro de Johan nasceu.
 
 
A importância do livro

No livro, o monstro sem nome sempre se livrava dos seus hospedeiros anteriores após ter pego nomes novos. E assim o Johan fez o mesmo: assassinando todos os casais de meia idade que já o adotaram e o deram nomes novos.
 
 
No livro também diz que o monstro se dividiu em 2 partes.
 
 
Que pode significar o Johan e a sua irmã. Pois já teve vezes no anime que Johan fala que ela o conhece melhor do que qualquer um, e que tecnicamente falando, eles são a mesma pessoa. Mais também pode significar a dupla personalidade de Johan: uma personalidade bondosa que é feliz mesmo sem ter um nome (O Johan) e a outra que necessita consumir os outros (O Monstro).


Enfim, essa questão sobre o que retrata os 2 monstros é subjetivo. Fato é que a importância do livro para o Johan é que ao decorrer do anime inteiro ele tenta fazer exatamente tudo o que o monstro do livro faz. Pois seu objetivo é: ser a última pessoa de pé no apocalipse. E se formos comparar com alguma parte do livro, seria a última página, onde o monstro após ter devorado todas as pessoas (Incluindo sua outra parte que ele dividiu), ficou sozinho no mundo com seu novo nome.
 

Ou seja, Johan mataria o maior número de pessoas possível até não sobrar ninguém. E no final, ele devoraria sua parte dividida (Que pode significar eliminar sua personalidade bondosa de uma vez por todas ou matar sua irmã por última). E foi por esse motivo que Johan desmaiou ao ter lido o livro de novo após tantos anos, pois o livro trata-se de um reflexo de sua vida e de tudo o que ele tem feito até agora.
 

O suicídio perfeito

Agora vamos analisar para o que exatamente serviu o plano do "suicídio perfeito" e afinal qual era seu propósito. Pra começar, podemos observar que o anime dá vários indícios de que o Johan está sempre tentando morrer. Como por exemplo quando apontam uma arma pra ele e ele aponta sempre pro meio de sua testa, esperando que alguém atire nele.
 
 
Ou quando ele está andando na beira de um edifício, que de acordo com ele seria um jogo pra ver se você é um escolhido pelo destino. E se você cair e morrer, significa que não.
 
 
Ok, mais o que isso tudo tem a ver com o plano do suicídio perfeito? Após Johan saber que as memórias que ele tinha sobre a Mansão da Rosa Vermelha não o pertenciam, ele disse que acordou de um "sonho". Que poderia significar que ele estava apenas "sonhando acordado" e nesse sonho ele é o monstro sem nome do livro. E ele também diz que agora tem uma memória diferente da anterior.
 
 
O que significa que seu objetivo mudou: agora não é mais ser a última pessoa de pé no apocalipse. O suicídio perfeito foi elaborado afim de testar o destino de uma vez por todas, que vai determinar se ele deve viver ou não.
 
 
E já que sua memória do fim era só um sonho, sua memória atual mostra um cenário onde ele testaria o destino pela última vez, executando o plano do suicídio perfeito, pelas mãos daquele que o trouxe de volta a vida.


Conclusão: 
 
Johan levou um tiro na cabeça uma segunda vez. E já que ele sobreviveu, o destino determinou que ele merece viver. Sendo assim, Johan deve viver sua vida a partir de agora, como qualquer outra pessoa comum escolhida pelo destino. E é por isso que o final de Monster faz sentido: pois o título não está representando o Johan como o "monstro". Baseado em todos esses detalhes, e no último dialogo que Johan teve com o Dr. Tenma antes de fugir do hospital: todos nós temos o nosso monstro interior. E acredito que é isso o que o anime quis mostrar. Fora que foi muito melhor o Dr. Tenma ter salvado o Johan de novo. Pois se não tivesse, estaria contrariando seu próprio principio como médico, que é: "Nenhuma vida vale mais que a outra e todas merecem ser salvas". E é por isso que na minha opinião, Monster finaliza com chave de ouro, ao o Dr. Tenma botar em prática o que sempre acreditou deis do primeiro episódio.
 

Comentários