Porque GTA V é uma BOSTA!

 GTA V' é um dos melhores 'filmes' de ação do ano - Jornal O Globo
 
Sei que não faz sentido criticar GTA V agora, ainda mais sendo ele de 2013, só que como ouso muitas pessoas dizendo até hoje: "GTA V é o melhor GTA que existe!", resolvi expressar aqui minha opinião e falar o que penso. Primeiramente eu sempre tive interesse de jogar GTA V, e bem antes disso já havia jogado os outros GTAs sendo os meus favoritos: GTA SA, GTA IV e GTA III. Quando finalmente consegui jogar GTA V, achando que talvez até seria meu favorito de todos, minha experiência foi muito diferente, e tirei a conclusão que esse foi o pior GTA que já joguei na minha vida. Dá vontade, mais não pretendo hatear o jogo de graça. Ao invés disso vou soltar alguns argumentos aqui citando os lados positivos e os negativos.
 
História:
 
Sinceramente a história de GTA V é uma das histórias mais fracas e simplórias que já vi. O jogo inteiro se trata apenas de três amigos irem roubar bancos e fazendo algumas missões pro governo... porque sim. Agora vamos pegar essa história e comparar com a história de GTA SA, onde o CJ acaba voltando de LC para SA, indo no funeral de sua mãe e tentando ajudar seu irmão e seus amigos à limpar a Groove Street das drogas. Ou a história de GTA IV, que se trata de um ex-veterano militar (Niko Bellic) que se torna um mercenário afim de ajudar seu primo a pagar as dividas que ele tem com a máfia e ao mesmo tempo encontrar e se vingar do traidor que matou todos os seus amigos na guerra de Yuguslavia. As histórias desses 2 jogos são fortes, pois abordam diversos temas interessantes como o tráfico de drogas, tráfico de pessoas, o crime organizado, policiais corruptos e etc... enquanto a história de GTA V é só sobre roubar coisas. Eles até tentam mostrar um pouco o background do transporte de drogas para outros lugares, mais é tão usado em segundo plano que você não está mais nem aí pra esse elemento. E a trama deles terem que fazer missões para uma agência do governo é só uma desculpa esfarrapada para roubar coisas. No final não à nada surpreendente. E isso fica mais evidente quando você compara como começou a história de GTA V com o de GTA IV, que foi quando alguém traiu o esquadrão do Niko e por esse motivo ele foi para os EUA atrás de vingança. Enquanto o GTA V começou quando Michael descobriu que sua esposa estava o traindo com um professor de golf.
 
Protagonistas:

Franklin Clinton
 
 GTA 5 Franklin Wallpapers - Top Free GTA 5 Franklin Backgrounds -  WallpaperAccess
 
Ele até que é bem carismático, tem um senso de humor sarcástico e dá pra simpatizar com ele em diversas situações do cotidiano. Porém, não consigo entender o motivo do porque ele está no jogo. Não à nenhuma justificativa pra ele existir além de ser ajudante do Michael nos roubos. Sendo que eles poderiam ter colocado qualquer NPC pra fazer isso. Acho que o Franklin poderia se sair melhor em outro jogo de GTA tendo ele mesmo como protagonista. Pois GTA V não consegue extrair o bastante dele e nem nos dar uma subtrama interessante.

Trevor Phillips
 
 GTA V. Trevor's my fave! :) | Desenho de gta, Jogo gta, Garoto gato de anime
 
Eu até que gosto do Trevor, porém acho que ele funcionaria melhor como um personagem secundário (NPC) do que um protagonista. Pois embora seja bem carismático quando fica temperamental e começa a fazer piadas de humor negro, como protagonista ele não tem muitas camadas a serem aprofundadas. Pois ele é só um psicopata drogado que fica o jogo inteiro (também) ajudando o Michael nos roubos.

 

Michael De Santa

 

 Can there be anyone who killed Michael at the end of GTA V? - Quora

 

Ao contrário dos 2 citados acima, que são bem unidimensionais, Michael por outro lado tem um desenvolvimento muito bom como protagonista e provavelmente é o mais simpático. Pois tudo o que ele tenta fazer é se reconectar com a família dele, sendo um bom pai e um bom marido. Ele pensa tanto na família dele que inclusive traiu seus amigos pra poder ter a chance de dar uma vida normal pra sua família. Apesar desse lance familiar todo clichê (Que inclusive GTA SA e GTA IV fizeram melhor), Michael é o único que realmente obteve um desenvolvimento de verdade. E sinceramente não ligaria se só tivesse ele de protagonista.


Personagens:
 
No GTA IV e SA, além dos protagonistas, vimos um monte de personagens bem desenvolvidos, antagonistas e vilões bem carismáticos. E no GTA V? Tem personagens com potencial mais que em momento algum são bem desenvolvidos ou passam a ter algum papel importante na trama. Para fins de comparação: no GTA IV temos Dimitri, o vilão que lidera uma máfia russa e que tem altas influências sobre LC. No GTA SA temos Tempenny, um policial corrupto que lidera uma facção responsável pelo tráfico de drogas e as gangues de Los Santos. Qual o vilão que temos no V? Um cara rico que não gosta do Michael e quer que o Franklin mate ele. Misericórdia...

Relacionamentos:
 
Aparentemente também é possível sair com os amigos para fazer atividades. Porém isso perde a graça, pois em GTA IV por exemplo, quando você conseguia 75% de pontos com um amigo, ele te dá uma recompensa, sendo ela: armas com desconto, carona grátis, backup e etc... enquanto em GTA V não tem nada disso. Nem mesmo tem namoradas pra colecionar e depois receber alguma recompensa delas. Só tem UMA namorada no GTA V, sendo que nos antecessores tinha mais. E mesmo quando tu sai com ela, você não recebe nada em troca. Sinceramente não dá pra acreditar que GTA V, que é o jogo mais recente da franquia, decaiu tanto em termos de relacionamento em comparação aos seus dois antecessores.
 
Atividades e passatempos:
 
O jogo tem bastante atividades, tais como: dardos, rachas, cinema e clube de strip (Que melhorou bastante em comparação ao seu antecessor). Ok, mais e se eu terminar todas as missões e eu tiver com vontade de sair pra trocar tiros? No GTA IV dava pra fazer missões de vigilante e escolher se você quer enfrentar uma gangue, ir pra uma perseguição de carro ou matar apenas 1 criminoso em específico. E no GTA SA tem guerra de gangue, onde você deve dominar todas as áreas para a Groove Street. E o que que o GTA V tem a me oferecer? Comprar propriedades? Sendo que esse jogo em comparação à GTA IV e SA tem pouquíssimos meios de fazer dinheiro? Como posso me divertir só comprando propriedades? E O FOCO PRINCIPAL DESSA MERDA É TIRO EM TERCEIRA PESSOA! COMO DIABOS EU POSSO TROCAR TIROS, SE A ROCKSTAR NÃO BOTOU NENHUM MEIO DE ENFRENTAR GANGUES!?
 
Interação de NPCs:
 
Antes de jogar GTA V, sempre ouvia as pessoas dizendo que os NPCs eram muuuito realistas. Ok, mais só se for nos gráficos né? Porque o comportamento deles não tem NADA de realista! No GTA IV, quando chovia aparecia pessoas segurando um guarda chuva. Ou quando não tinham um guarda chuva procuravam abrigo pra não ser molhar. Aqui não, no GTA V ninguém usa guarda chuva e ninguém procura abrigo. Fora isso, os policiais parece que estão mais agressivos, porque você mal tem uma estrela e eles já atiram. Enquanto no GTA IV quando você tem uma estrela, os policiais não chegam atirar e só apontam a arma, tentando te dar uma chance de você se render, igual como os policiais da vida real fazem. Jura Rockstar? O jogo mais recente e os NPCs ainda agem feito irracionais? Que declineo...
 
Gameplay:
 
Essa é a parte que mais me deixou irritado. Sendo assim vou dividir em 2 partes pra não formar um textão além do que esse post já é:
 
Sistema de combate:
 
Sinceramente nunca pensei que veria um sistema de combate tão vagabundo e feito de qualquer jeito quanto já vi nesse jogo. Pois só tem três combos para cada botão: quadrado = desvia, triangulo = chute, círculo = soco. E pra piorar não à nenhuma variação ou um ataque especial. Enquanto que em GTA IV existem um monte de variações, tais como: desarmar o oponente, desviar e matar a facada, chute no saco e muitos outros além desses. No mínimo a Rockstar deveria apenas ter pego a engine do GTA IV desse sistema de combate e botado no V. Mais ao invés disso preferiram por optar em fazer um sistema de combate bagaceiro.
 
Mecanismo de tiro:
 
Sabem de uma coisa que gosto muito de fazer quando jogo jogos de tiro em terceiro pessoa? Tirar a mira automática. Eu fiz isso em GTA V, porém a câmera não me obedece 100% nem quando aumento a sensibilidade no máximo. Assim, atrapalhando a minha experiência em um jogo de tiro. Só dá pra atirar com tranquilidade quando deixo a habilidade de um dos protagonistas ativada. Porque mesmo que eu erre uma bala por causa dessa câmera bagaceira que não me obedece, ainda terei chance de acertar mais. Porém, é um jogo de tiro. Não quero saber de ativar "habilidade", o que eu quero é sair metendo tiro nos caras sem depender disso, apenas usando minhas armas. Nem preciso dizer que V perde mais uma vez nesse aspecto pro IV.
 
Física:
 
Como se já não fosse o bastante o jogo ter uma história merda, interação de NPCs merda e gameplay merda, a Rockstar fez questão de cagar na física do jogo. Quando dirijo um carro parece até que estou dirigindo um carro de plástico, porque não sinto peso algum vindo dele. Não parece nada ser de metal. E pra piorar mais ainda, o modo como o carro anda é RIDÍCULO porque parece até que o carro está deslizando no chão. E por causa da merda da física desse jogo não dá pra participar de um racha sem acidentalmente se desviar da rota que você queria ir (A não ser que você seja covarde e ative a habilidade do Franklin pra poder vencer logo). Não só isso prejudica quando você está dirigindo o carro, mais também prejudica quando você dirige helicópteros, aviões e etc...
 
Efeitos sonoros:
 
Impressionante como a Rockstar consegue cagar até nisso. Quando atiro parece até que estou usando uma arma de brinquedo, pois a arma não é nada barulhenta quando atira, e tão pouco dá pra sentir o impacto das balas. Não só nas armas os efeitos sonoros são ruins, como também nos veículos que você dirige, principalmente quando você dirige um carro e quando bate, você ouve uma coisa arranhando. Sendo que você BATEU o carro, não era pra aparecer barulho de plástico arranhando, era pra aparecer barulho de metal batendo em metal. Pelo menos a Rockstar acertou no som de explosões, mais esse é o mínimo o que se espera de um GTA.
 
Gráficos:
 
Se tem uma das poucas coisas que se salvam nesse jogo, é o gráfico. A cidade, os personagens, a ambientação... tudo isso contribui pra que o jogo pareça esteticamente realista. Pena que só isso não salva a história, interação de NPCs, gameplay e física que esse jogo tem. Que desperdício...
 
Trilha sonora:
 
A Rockstar pode ter pecado nos efeitos sonoros, mais pelo menos ela não pecou na trilha sonora. Pois as músicas selecionadas em missões especificas são muito bem feitas, e dá pra ver o quanto de esforço botaram nelas. Parece até que a Rockstar quando foi fazer GTA V só se importou com a trilha sonora e com os gráficos quando fez esse jogo.
 
DLCs:
 
Na época que GTA IV tava fazendo sucesso, a Rockstar resolveu fazer 2 expansões para explorar mais o universo rodeado por Niko Bellic, adicionando 2 histórias solos e com 2 protagonistas. Ok, e o que que a Rockstar fez para o GTA V? Aparentemente ela estava planejando uma expansão que envolvesse invasão alienígena, apocalipse Zumbi e etc... e o que foi que eles fizeram? Simplesmente fizeram DLCs para o modo online. E algumas delas são bem desnecessárias, tais como a opção de você colocar seu avatar como filho do Niko Bellic. Sério, pra quê colocar uma DLC onde você vai ser filho do Niko? Essa opção já deveria estar dentro do modo online, e não vim em forma de DLC. Basicamente a Rockstar viu que esse negócio do modo online dá dinheiro. E com a ganância deles crescendo cada vez mais, desistiram das expansões single player e só investiram em fazer DLCs pro modo online.
 
Modo Online
 
Acho que a Rockstar deveria ter investido apenas no modo online deis de o início, porque dá pra ver que eles tiveram mais capricho fazendo o modo online do que o single player. E vou admitir: o modo online do GTA V é bem melhor que o do IV. Pena que no meu caso só quero saber de single player, então por mim o modo online nem me importa. A partir do momento que vejo que a single player é uma merda, pra mim o jogo inteiro é uma merda.

Comentários